Dissertações e Teses

Dissertação de mestrado

2024

Fernandes, H. C. (2024) – Efeito das técnicas de restauração ecológica na estrutura, diversidade e composição de espécies na Mata Atlântica – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. 

2023

Silva, C. A. C. (2023) – Proposição de corredores ecológicos entre Unidades de Conservação no estado do Rio de Janeiro – Instituto de Pesquisa Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

2022

Araujo, V. A.. (2022) –  Monitoramento na restauração florestal: da pesquisa ao suporte às políticas públicas – Instituto de Pesquisa Jardim Botânico do Rio de Janeiro. 

Ferreira, F. C. G. (2022) – Restrição estomática em mudas de espécies nativas da Mata Atlântica: implicações para a restauração ecológica – Instituto de Pesquisa Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

Restrepo-Carvajal, I. C.  (2022) – Testing priority effects on natural regeneration in sites under restoration in the Brazilian Atlantic Forest – Instituto de Pesquisa Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

Torres, C. D. (2022) – Gestão e uso público em Unidades de Conservação em tempos da Pandemia de COVID-19 – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

2021

Borin, V. (2021) – O papel da extensão rural na restauração ecológica: o caso da Mata Atlântica – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Nascimento, A. de O. (2021) – Restauração ecológica em comunidades de campos de altitude no Parque Nacional do Caparaó – Instituto de Pesquisa Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

Matos, R. M. A. (2021) – Avaliação da ciclagem e aporte de nutrientes em áreas em processo de restauração ecológica na Mata Atlântica – Instituto de Pesquisa Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

2020

Corrêa. C. P. (2020) – Deslocamento de aves em paisagens antrópicas na Mata Atlântica: o papel de árvores isoladas e poleiros artificiais – Instituto de Pesquisa Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

Pantaleão, L. C. (2020) – Efeito dos atributos funcionais de plantas e biomassa acima do solo sobre processos ecossistêmicos em comunidades em processo de restauração ecológica na Mata Atlântica – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

2018

Stähelin, T. S. F. (2018) – Destinação de recursos para unidades de conservação impactadas por rodovias: desafios e oportunidades – Instituto de Pesquisa Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

2017

Santos, P. Z. F. (2017) – O potencial dos Sistemas Agroflorestais para incremento da biodiversidade e provisão de serviços ecossistêmicos na Mata Atlântica – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Tese de doutorado

2024

Loureiro da Cruz, N. M. (2024) – Respostas e efeitos de espécies arbóreas em projetos de restauração ecológica: uma abordagem da ecologia funcional – Instituto de Pesquisa Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

2023

Figueiredo, P. H. A. (2023) – Mecanismos ecológicos envolvidos na gênese e manutenção de florestas secundárias monodominantes de Moquiniastrum polymorphum (Less.) G. Sancho na Floresta Atlântica – Instituto de Pesquisa Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

2022

Miranda, B. C.(2022) – Avaliação estrutural, temporal e funcional de comunidades de lianas em bordas de aberturas lineares de dossel – Instituto de Pesquisa Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

Rocha, S. M. L. (2022) – Estados estáveis alternativos em comunidades impactadas pelo fogo na Floresta Atlântica – Instituto de Pesquisa Jardim Botânico do Rio de Janeiro.